O estado do Rio registra uma média de 58 acidentes de trânsito por dia. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), foram quase 10,5 mil deles nos primeiros seis meses de 2023 – número que revela um aumento nos últimos três anos. O levantamento mostra ainda que a cada 24 horas, são registrados 7 atropelamentos. Os dados foram apresentados nesta que é a Semana Nacional do Trânsito, momento em que o Detran intensifica as ações de educação e conscientização.
+ Enquanto brigava com torcedor, Marcos Braz marcou presença na Câmara
De janeiro a junho desse ano, a taxa de atropelamentos aumentou em 6% em relação ao ano passado. Ao todo, foram 1259 vítimas, sendo que 966 delas morreram – 10% a mais do que em 2022. A falta de passarelas ou faixas de pedestres é um dos motivos. Outras causas apontadas são imprudência, excesso de velocidade, irresponsabilidade e falta de sinalização.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já os acidentes de trânsito aumentaram 16% em relação ao mesmo período. A grande maioria aconteceu no município do Rio e aos domingos, principalmente na Avenida Brasil, que lidera o ranking de acidentes. A segunda via com mais acidentes foi a Avenida das Américas, na Barra. Ali o ator Kayky Brito foi atropelado no dia 2 de setembro. Ele atravessou na frente de um carro de aplicativo. O motorista chegou a tentar desviar, mas não conseguiu.