Lar do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, entre tantas outras belezas naturais e patrimônios brasileiros, o Rio de Janeiro é a melhor cidade do país, de acordo com a opinião de viajantes. O título foi conquistado pela décima segunda vez por meio do prêmio O Melhor de Viagem e Turismo, que chegou à sua 19ª edição em 2023, com retorno ao formato presencial. A votação, realizada entre os dias 23 de março e 26 de maio de 2023 por meio da plataforma Mind Miners, teve a participação de 3.547 respondentes.
+ De “voo submerso” a helicópteros, as apostas do Rio para encantar turistas
A Cidade Maravilhosa, não somente preserva os seus “encantos mil”, como tem se renovado constantemente para atrair turistas do mundo todo. Na cena gastronômica, por exemplo, a cidade receberá o famoso Prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants ainda este ano e terá de volta em 2024 o Guia Michelin, por meio de um esforço conjunto realizado pelas cidades do Rio e São Paulo. Espaços importantes da capital também têm sido alvo de melhorias, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, com o processo de naturalização em andamento; o Cais do Valongo, patrimônio mundial da Unesco que passa por revitalização; e o Jardim de Alah, que ganhou um projeto milionário de reforma pelo Consórcio Rio + Verde.
Esses e outros esforços para valorizar a cidade, como o investimento no turismo sustentável e na atração dos nômades digitais, são reconhecidos por meio do prêmio. A placa que atesta o título foi recebida pela secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, durante a cerimônia que ocorreu na noite de quarta (27) no hotel Grand Hyatt Rio, na Barra da Tijuca.
Outro ícone carioca, o Belmond Copacabana Palace também conquistou pela 14ª vez a nomeação de melhor hotel. Com cem anos de história, marcados pela passagem de grandes estrelas da música, da política e do entretenimento, o hotel passou por recente reforma, que recuperou elementos originais da construção. Além disso, a piscina ganhou um novo visual, com desenhos tropicais estampando os guarda-sois e outros detalhes decorativos nas cores verde e laranja. Representado no evento pelo gerente geral Ulisses Marreiros, o hotel dividiu o pódio com outra unidade da rede, o Hotel das Cataratas, situado em Foz de Iguaçu.
Ao todo, o prêmio promovido pela Viagem e Turismo e com patrocínio da BTG Pactual reconheceu destinos e empresas de destaque no setor em 38 categorias. Apresentada pelo jornalista Bruno Chateaubriand, a cerimônia contou com a presença do editor da VT, Fabrício Brasiliense, além da VP de Publishing da editora Abril, Andrea Abelleira, e da editora Barbara Ligero, para a entrega das prestigiadas placas. Os premiados foram recebidos no salão do Espaço Tano, onde as vitórias foram brindadas com vinhos e espumantes da Vinhos Cristofoli. Veja aqui a lista completa de vencedores.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui