Continua após publicidade

Rio divulga regras de pontuação para reabertura

Governo diz que estado do Rio está com risco moderado

Por Agência Brasil
9 jul 2020, 11h12
Coronavírus: Uma eventual segunda onda generalizada seria muito menor do que a anterior, de acordo com o estudo da UFF (Eduardo Monteiro/Divulgação)
Continua após publicidade

O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou documento com as regras de flexibilização do isolamento social e critérios para a reabertura gradual, após as restrições impostas em março pela pandemia de covid-19.

Chamado de Pacto Covid RJ, o indicador da Secretaria Extraordinária de Covid-19 do Estado aponta que, neste momento, o Rio de Janeiro encontra-se em risco moderado de contágio pela doença, na faixa laranja, somando 10 pontos.

+Rio: Operação busca prender 16 acusados de integrar milícia

A tabela está dividida em cinco cores. A roxa indica um risco muito alto de transmissão do novo coronavírus; a vermelha indica risco alto; na laranja o risco é moderado; com a amarela significa que é baixo; e a verde aponta para um risco muito baixo.

Para enquadrar o estado nas faixas de cores são usados seis indicadores, três deles relativos à capacidade do sistema de saúde de atender os pacientes de covid-19 e três indicadores epidemiológicos, com o número de novos óbitos pela doença, casos e percentual de testes positivos em relação ao total dos exames realizados.

Continua após a publicidade

Bandeira laranja

Para cada indicador é atribuído um número de pontos de acordo com a situação do estado. Até 9 pontos na tabela, o risco é baixo, com bandeira amarela. De 10 a 18 pontos, o risco é moderado e a bandeira é laranja. Com 19 a 30 pontos, o risco é alto e de 31 a 40 fica muito alto, exigindo as medidas máximas de restrição.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Segundo o levantamento, a situação atual está com 3 pontos para ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 4 para ocupação de leitos de enfermaria e 3 para a taxa de testes positivos, que está em 48%, ou seja, quase a metade dos testes feitos dá positivo. Os demais indicadores estão com zero ponto, ou seja, no risco mínimo.

Com a bandeira laranja, deve ser feito o distanciamento social ampliado 1. Além do isolamento domiciliar e monitoramento de casos sintomáticos e contatos, devem ser garantidos o distanciamento social, a redução de contato, restrição de atividades que gerem aglomeração, suspensão de atividades escolares presenciais, avaliação da suspensão de atividades econômicas não essenciais e adequação de horários nos setores econômicos abertos para reduzir aglomerações nos sistemas de transporte.

Continua após a publicidade

Regras de reabertura

Segundo a secretária extraordinária de Ações Integradas da Covid-19, Flávia Barbosa, o documento, divulgado na quarta (8) à noite, dá transparência às regras de reabertura e será atualizado a cada duas semanas.

+Covid-19: Rio se aproxima de 11 mil mortes pela doença

“O novo Pacto Covid vai diminuir os ruídos de informação sobre os critérios técnicos usados pelo governo do estado na pandemia e tornar mais claras para a população as decisões sobre flexibilização das medidas. Vamos atualizar o Pacto Covid quinzenalmente, e também haverá um boletim epidemiológico semanal”, disse ela.

Continua após a publicidade

Os critérios usados no estudo foram validados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasens) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A análise dos dados epidemiológicos é feita diariamente.

+Coronavírus: dez novos dados sobre a doença no Rio

A avaliação regional de risco indica que a região norte do Estado do Rio é a única com bandeira amarela, mas com possibilidade de regredir para laranja.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.