Continua após publicidade

Rio tem duas cidades na lista de melhores destinos históricos

Paraty e Petrópolis são destaques entre as indicações, que também incluem Salvador, na Bahia, Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 mar 2023, 17h12 - Publicado em 17 mar 2023, 17h09
Foto da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Paraty, no estado do Rio. Foto sob licença creative commons.
Paraty: cidade histórica tem agenda cultural como atrativo (Rodrigo Soldon/Divulgação)
Continua após publicidade

Visitar lugares históricos é uma das principais atividades que incentivam os brasileiros a fazer as malas e viajar. É o que aponta uma pesquisa feita pelo site de reservas Booking.com: para 77% das pessoas no país, conhecer locais com bagagens de outras épocas é uma motivação importante. A partir desse dado, a plataforma fez um levantamento para descobrir quais cidades históricas brasileiras são mais recomendadas pelos viajantes. Entre os destinos da lista, Paraty e Petrópolis aparecem como representantes do Rio. Salvador, na Bahia, Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais, também estão entre as recomendações.

+ Três pontos do Rio entram em lista de destinos mais acolhedores do Brasil

A charmosa Paraty, situada ao Sul do estado, não tem uma data de fundação específica, mas sabe-se que uma população significativa já habitava o local no início do século XVII. Lá, é possível conhecer parte importante da história do Brasil colonial e trilhar o Caminho do Ouro, uma estrada construída entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para o transporte de ouro e outras mercadorias. Casarões com arquitetura preservada e igrejas centenárias aguardam os visitantes, além das praias e da agenda cultural repleta de atividades e festivais, como a famosa Festa Literária de Paraty (Flip).

Compartilhe essa matéria via:

Já Petrópolis é conhecida por abrigar o antigo palácio de veraneio do imperador Dom Pedro I, que gostava do clima local e o escolheu para ambientar a construção, finalizada em 1862. Hoje, o espaço abriga o Museu Imperial, um dos principais pontos turísticos da cidade, com seu jardim e um acervo com aproximadamente 300 000 itens da época. Segundo o Booking.com, vale a pena passear pelo centro histórico da cidade para conhecer seus prédios e monumentos preservados.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.