Visitar lugares históricos é uma das principais atividades que incentivam os brasileiros a fazer as malas e viajar. É o que aponta uma pesquisa feita pelo site de reservas Booking.com: para 77% das pessoas no país, conhecer locais com bagagens de outras épocas é uma motivação importante. A partir desse dado, a plataforma fez um levantamento para descobrir quais cidades históricas brasileiras são mais recomendadas pelos viajantes. Entre os destinos da lista, Paraty e Petrópolis aparecem como representantes do Rio. Salvador, na Bahia, Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais, também estão entre as recomendações.
+ Três pontos do Rio entram em lista de destinos mais acolhedores do Brasil
A charmosa Paraty, situada ao Sul do estado, não tem uma data de fundação específica, mas sabe-se que uma população significativa já habitava o local no início do século XVII. Lá, é possível conhecer parte importante da história do Brasil colonial e trilhar o Caminho do Ouro, uma estrada construída entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para o transporte de ouro e outras mercadorias. Casarões com arquitetura preservada e igrejas centenárias aguardam os visitantes, além das praias e da agenda cultural repleta de atividades e festivais, como a famosa Festa Literária de Paraty (Flip).
Já Petrópolis é conhecida por abrigar o antigo palácio de veraneio do imperador Dom Pedro I, que gostava do clima local e o escolheu para ambientar a construção, finalizada em 1862. Hoje, o espaço abriga o Museu Imperial, um dos principais pontos turísticos da cidade, com seu jardim e um acervo com aproximadamente 300 000 itens da época. Segundo o Booking.com, vale a pena passear pelo centro histórico da cidade para conhecer seus prédios e monumentos preservados.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui