O Papa Francisco acaba de chegar à cidade e, nesta terça (23), começam as atividades da Jornada Mundial da Juventude, megaevento católico que atrai milhões de pessoas de todo o mundo. Como já é conhecido, o Brasil é o país de maior população católica do mundo, com 123,2 milhões de fiéis espalhados por seu território, o que equivale a 64,6% do total de habitantes. No entanto, mesmo sendo o escolhido para receber o evento religioso, o estado do Rio é o menos católico do país. Segundo dados do último Censo demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, apenas 45,81% da população segue a religião.
Além de estar abaixo da média nacional de devotos da Igreja Católica, a população fluminense apresenta ainda um alto índice de pessoas que se declaram sem religião – enquanto a média nacional é de 8%, no Rio ela é de 15,59%. A população evangélica do estado também apresenta índices superiores, com 29,37% seguindo a religião – cerca de 7% acima da média do país, de 22,16%.
O Censo mostra ainda que o Nordeste é a região brasileira que apresenta os maiores índices de fiéis católicos, com uma média de 72% de devotos da religião. Além do Rio, apenas Roraima e Rondônia não têm os católicos como maioria populacional. Eles representam 49,14% e 47,55% dos habitantes dos estados, respectivamente.