Os prefeitos do Rio, Marcelo Crivella, e de São Paulo, João Doria, vão assinar um convênio que permite a compra de remédios mais baratos para as redes de saúde municipais das duas cidades. No futuro, a parceria, que será assinada nesta terça (31), pode ser estendida para novos equipamentos e material para exames. Os paulistas também devem dar suporte técnico para que o Rio implemente o programa “Corujão da Saúde”, que conseguiu reduzir a fila de pacientes esperando por exames na rede pública de São Paulo.
O objetivo é comprar em grandes quantidades para que o preço seja mais baixo. O primeiro edital no Rio deve ser lançado até março do ano que vem para compra de insumos dos estoques que já são de responsabilidade do município. Mas no futuro a ideia é que a Secretaria Municipal de Saúde assuma o controle total de todos os estoques da rede já que hoje cerca de metades das unidades é de responsabilidade das organizações sociais.
Uma comissão de técnicos das duas cidades vai debater os detalhes da concorrência em conjunto. Algumas questões burocráticas como a diferença de impostos nos dois municípios é um ponto a ser conversado.
Este não é o primeiro acordo entre as duas cidades. A prefeitura do Rio cedeu aos paulistas a tecnologia desenvolvida no aplicativo para taxistas.