No Rio, uma mulher sofre violência física ou psicológica a cada hora
Dados do Mapa da Mulher Carioca, realizado pela prefeitura do Rio em 2022, apontam que mulheres negras são principais vítimas
Uma mulher sofreu violência a cada hora no Rio de Janeiro em 2022. A constatação está no Mapa da Mulher Carioca 2023, realizado pela prefeitura do Rio e divulgado neste domingo (5). De acordo com o levantamento, 15.267 notificações de violência na região metropolitana do estado do Rio foram incluídas no Sistema de Informação da Saúde. Do total, a maioria das vítimas é de mulheres negras: 63,4%. A faixa etária mais atingida é a de mulheres entre 20 e 59 anos.
+ Após falsos nudes, pais de vítimas e direção de colégio irão à polícia
A violência física representa 90,2% dos casos entre as mulheres de 20 a 90 anos. Em seguida, aparecem a psicológica (31,9%) e sexual (11,4%). Ainda segundo os dados, o agressor está próximo na maioria dos casos: em 54,3% das notificações, os responsáveis eram parceiros ou pessoas conhecidas. Desses, 52,9% eram maridos, ex-maridos, namorados ou ex-namorados.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Mapa da Mulher Carioca também abordou outros temas. Segundo o dossiê, por exemplo, as mulheres cariocas gastam em média 19,5 horas por semana para trabalhos domésticos. Já os homens dedicam apenas 12,4 horas para estas tarefas — 36,4% menos.