Continua após publicidade

Rio Ônibus acusa Prefeitura de destruir empresas de transporte

Briga pelo aumento da tarifa e liberação de vans e kombis são os principais motivos

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 jun 2017, 12h50
Calor: motoristas poderão usar bermuda até 31 de março
Prefeitura e Rio Ônibus travam guerra (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Continua após publicidade

A briga entre a Prefeitura e a Rio Ônibus está longe de acabar. Nesta sexta (9), o sindicato das empresas de ônibus divulgou um anúncio questionando o posicionamento do governo de Marcelo Crivella (PRB) que estaria prejudicando tanto a população carioca quanto os motoristas e cobradores. Segundo o texto publicado em alguns jornais, sete empresas já fecharam, outras 11 estão perto de encerrar as atividades e 3 mil rodoviários perderam seus empregos. “O sistema de transporte público do Rio está em colapso. Esta omissão da Prefeitura vai levar à paralisação de todo o sistema destruindo empresas que são responsáveis pelo transporte de mais de 3 milhões de passageiros por dia”, alega.

O imbróglio dura semanas. No dia 1º de junho, o Tribunal de Justiça revogou a liminar que concedia o reajuste das passagens de ônibus. A decisão do desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos, da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, impediu o aumento de R$ 3,80 para R$ 3,95. Para a Rio Ônibus, este congelamento impede que a frota se renove com veículos com ar-condicionado. “Neste ponto, a prefeitura deixa de cumprir uma decisão judicial que determinou a climatização de todos os veículos. Conceder o reajuste não é um favor, é uma obrigação contratual”, cobra o anúncio.

Além disso, a Rio Ônibus se revolta com a decisão da Prefeitura de liberar a circulação de vans e kombis como meio de transporte pela cidade. De acordo com o sindicato, muitos destes veículos operam ilegalmente e prejudicam diretamente o principal projeto de mobilidade urbana da cidade. “O estímulo equivocado ao transporte alternativo também está destruindo o sistema BRT pondo em risco a viabilidade de um modelo de transporte aprovado pela população”, reclama.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.