As mudanças nas linhas de ônibus na Zona Sul do Rio têm trazido problemas para os cariocas. A falta de informação adequada fez com que a secretaria municipal de transportes multasse o Rio Onibus em 50 000 reais. Desde outubro 124 linhas sofreram modificações, sendo que 41 serão modificadas; 16, criadas; 13, mantidas; e 70 linhas extintas. Durante o processo o sindicato já recebeu 99 multas.
+ Cerca de 70% dos ônibus municipais circulam sujos
Depois da notificação, o Rio Ônibus afirmou que irá cumpriu todas as determinações. O órgão municipal exige que a população seja informada através de panfletos, cartazes e agentes orientadores. Desde o início das mudanças nas linhas, equipes de fiscalização da SMTR percorrem locais onde as mudanças mais impactaram a fim de verificar se as determinações estavam sendo cumpridas.
+ Ministério Público questiona alteração em linhas de ônibus na Zona Sul
O Ministério Público encaminhou na sexta (13) uma liminar para impedir a decisão de modificar o atual esquema dos coletivos. Os promotores do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) questionam a eficiência da medida e afirmam que a população não participou da discussão.