A cidade do Rio confirmou seu primeiro caso de morte por dengue este ano. Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS), a vítima era um homem de 45 anos, morador do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.
+ Carnaval: o que você deve saber antes de assistir aos desfiles na Sapucaí
O paciente estava internado em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) local com um caso grave de desidratação. Outros três casos suspeitos de dengue ainda são investigados pela SMS.
Segundo o painel do Observatório Epidemiológico da prefeitura, foram registrados 11.202 casos da doença somente no início deste ano. Em janeiro, unidades da rede municipal receberam 362 pessoas internadas por conta da dengue, o maior número registrado desde 2008.
Diante deste cenário, o prefeito Eduardo Paes decretou situação de emergência na saúde pública por conta da epidemia de dengue na última segunda (5). Dez polos de atendimento começaram a ser inaugurados nesta semana para a população. A cidade também contará com 150 centros de tratamento e hidratação.
Em todo o estado, segundo a Secretaria estadual de Saúde, foram já registrados 25.136 casos prováveis de dengue em 2024. Foram também confirmadas duas mortes peça doença, uma em Mangaratiba e outra em Itatiaia. Outros 21 óbitos ainda são analisados. O governo criou um guia (disponível no link) para orientar a população sobre o combate em casa da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui