O secretário estadual de Saúde do Rio, Edmar Santos, confirmou, na manhã desta quinta-feira (12), o primeiro caso de transmissão local do coronavírus no estado. Até a manhã desta quinta (12), o Rio de Janeiro tinha 15 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 13 na capital fluminense. No Brasil são, até agora, 73 casos confirmados da doença.
O Rio de Janeiro passa, agora, para o nível 1 do Plano de Contingência, que prevê 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais, inclusive unidades municipais e federais, além da rede estadual.
O secretário de saúde avisa que o vírus ainda não está circulando livremente por aqui e a transmissão foi localizada, mas que pessoas idosas ou quem tem problemas cardíacos ou pulmonares deve mudar de hábitos, evitando ir a shows, estádios de futebol e lugares com concentração populacional. Santos também recomenda que as pessoas mudem a forma de cumprimentar as outras, sem ‘dois beijinhos’ ou abraços.
A primeira transmissão local no estado foi em um congresso médico no Rio. Um homem de 72 anos participou do simpósio e contraiu o vírus. Na sequência, contaminou a esposa. Eles estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.