O prefeito Eduardo Paes apresentou o plano operacional do Rio para os Jogos Olímpicos nesta quarta (27), durante entrevista coletiva no Centro do Rio. A cem dias para o início da competição, o prefeito confirmou mais um feriado no município, no dia 22 de agosto, com o intuito de facilitar a volta dos turistas para casa. Neste dia, cerca de 100 mil pessoas deverão embarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Outros dois feriados já foram decretados, um no dia 5 de agosto, dia que marcará a cerimônia de abertura dos Jogos, e no dia 18, quando será realizada a prova de triatlo, que provocará interdições no transito de Copacabana até Barra de Guaratiba.
Também foi divulgado o serviço especial de BRT, que funcionará em três vias expressas: Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. Os corredores especiais funcionarão entre 6 e 20 de agosto, de meia-noite às 2h, somente para desembarque. Plataformas temporárias serão montadas no Catate, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado. Além do BRT, Paes confirmou a data de inauguração do primeiro trecho VLT, que será no dia 22 de maio.