Expansão verde: Rio terá sua primeira fábrica de árvores em Guaratiba
Iniciativa da prefeitura em parceria com a Farm irá produzir mais de 10 000 mudas urbanas por ano em uma área de 15 000 metros quadrados
Uma ótima notícia para a cidade: o Rio terá a sua primeira fábrica de árvores. A iniciativa é fruto de uma parceria da grife Farm com a Fundação Parques e Jardins e a Secretaria de Meio Ambiente. Em Guaratiba, na Zona Oeste, numa fazenda modelo, com 15 000 metros quadrados, serão construídos os primeiros viveiros destinados à produção de árvores urbanas. Pela primeira vez, o município terá um local dedicado às mudas de alta qualidade para plantios urbanos em parques, praças e logradouros públicos.
+Ações locais mostram como é possível fazer um Rio mais verde e sustentável
Serão produzidas ali mais de 10 000 mudas por ano. De acordo com o cronograma, a obra levará cerca de nove meses para ser concluída, com o plantio da primeira leva previsto para o início de 2023. Escumilha, sibipiruna, ipê-rosa, oiti, ipê-amarelo, aldrago, aroeira, ipe-branco, pau-ferro e pau-brasil figuram entre as espécies que serão plantadas.
O projeto da fábrica de árvores foi desenvolvido a partir do conceito de economia circular, que prevê um ciclo ecológico em que novas mudas são produzidas e alimentadas a partir do material orgânico proveniente das podas realizadas na cidade. Algo inovador por aqui.
+Recuperação do mangue de Gramacho mostra poder de renovação da natureza
O ciclo funcionará da seguinte forma: os resíduos provenientes das podas das árvores da cidade, até então descartados, serão encaminhados à fábrica de árvores para serem triturados e processados até virarem um composto orgânico. Esse material orgânico e rico em nutrientes (adubo) será responsável por alimentar as novas mudas e auxiliar no desenvolvimento delas.
+Sabor de otimismo: o que vem por aí na cena gastronômica do Rio?
Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Rio é a 9ª cidade mais arborizada do Brasil (72,2%). No topo do ranking está Goiânia, com 89,5% de área verde.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui