Pelo segundo ano consecutivo, o Rio de Janeiro recebeu o World Travel Awards, considerado o Oscar do turismo, de melhor destino para esportes. Em sua 28ª edição, o prêmio reconhece os melhores lugares e estabelecimentos turísticos no mundo, conferindo uma espécie de selo de qualidade nas mais diversas categorias, após uma avaliação feita por profissionais e viajantes. A “medalha” é um importante incentivo para a cidade, que vem se dedicando a galgar posições nas competições para sediar eventos de turismo esportivo.
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“O prêmio nos ajuda muito a “vender” a cidade, pois confere uma identidade, uma reputação. O Rio tem vocação para o turismo em geral, e em especial para o turismo esportivo. Realizamos recentemente uma Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, o que nos deu recursos como infraestrutura e equipamentos de sobra, além dos atrativos naturais”, diz Roberta Werner, diretora-executiva do Rio Convention Bureau, que tem a responsabilidade de captar eventos para a cidade.
De geografia privilegiada, entre o mar e a montanha, o Rio é um meca para quem pratica esportes como surfe, kitesurf, vela, corrida, beach tênis, vôlei de praia… A lista é infinita. E ainda tem o Maracanã como monumento. Não por acaso, antes da pandemia a cidade recebia de 300 a 400 eventos por ano. E 20% deles eram esportivos. A meta é recuperar este índice.
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“Assinamos um termo de cooperação com o Comitê Olímpico Brasileiro e com o Comitê Paralímpico Brasileiro. A parceria busca desenvolver um plano de ação para que o Rio possa ser cada vez mais palco tanto para competições nacionais quanto internacionais. Para isso precisamos, por exemplo, fazer um grande inventário dessas competições para ver para quais o Rio está devidamente equipado”, explica Roberta.
Segundo ela, no momento os esforços estão concentrados em captar, para 2022, o Mundial de Bocha, o Mundial de Handball de cadeira de rodas e a Olimpíada dos Surdos. “Só este último evento, que não é paralímpico, pode trazer seis mil atletas à cidade”, calcula Roberta. Na mira do Rio Convention Bureau também estão grandes feiras relacionadas ao tema, como a SoccerEx, de futebol, que o Rio já sediou em 2010, 2011 e 2012. “O evento tem um apelo mundial grande. E o Rio possibilita não apenas que os participantes fechem negócios, mas possam conjugar o trabalho com o lazer”.
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Desde o início da premiação, em 1996, o Rio de Janeiro já venceu a categoria “Melhor Destino da América do Sul” por 16 vezes. “Isso solidifica a cidade como destino”, afirma Roberta.