Mil e duzentos livros estão à espera de leitores interessados a partir desta segunda (16), na recém inaugurada Sala de Leitura Alfredo Machado, dentro da Sala Baden Powell, em Copacabana. É mais uma opção de local para leitura de livros de forma gratuita na cidade. O espaço foi batizado em homenagem ao centenário do editor, nascido em 10 de maio de 1922, e criador da Editora Record, que foi a responsável por fornecer os livros da nova sala.
+ VEJA Rio quer saber: qual a sua praia? Bairro preferido? Hotel mais amado?
Editor de ícones da literatura nacional como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Jorge Amado, entre outros, Alfredo Machado defendia a democratização do acesso ao livro, além de ter aberto o caminho para os editores brasileiros nas grandes feiras internacionais. Ainda em janeiro, a nova sala de leitura disponibilizará um serviço inédito para a população: a entrega gratuita de livros em domicílio. O delivery, uma ação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Ceji Consultoria e Negócios, em parceria com a Bike Ciclo Courier, será feito de bicicleta, de terça a sábado, das 9h às 18h, atendendo os moradores do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. A solicitação será via WhatsApp (o número ainda está em definição) e a data da devolução, também a cargo do entregador, irá variar de acordo com a espessura do livro e a data do empréstimo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A SMC tem buscado o incentivo à leitura na cidade com a reinauguração de bibliotecas em vários pontos do Rio. Entre elas a Cecília Meireles, na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá; a Machado de Assis, em Botafogo, e a Marques Rebelo, na Tijuca, além do Espaço de Leitura Moacyr Teixeira, na Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz. “A iniciativa faz parte de uma política de fomento à leitura, disseminação da informação, ampliação do conhecimento e facilitação da mobilidade, tendo em vista que a Sala de Leitura Alfredo Machado está localizada em Copacabana, bairro com a maior população idosa da cidade do Rio de Janeiro”, destaca Sinara Rúbia, escritora e gerente de Livro e Leitura da SMC.