Mesmo sem o desfile das escolas de samba e os blocos de rua, o Rio de Janeiro continua sendo um dos principais destinos do Carnaval. Dados da plataforma P2D Travel, startup voltada para a venda de viagens online, mostram que a Cidade Maravilhosa aparece ao lado de Salvador como os dois destinos mais procurados pelos turistas no período. E um levantamento do Rio Convention e Visitors Bureau (Rio CVB), com associados da fundação, aponta que a ocupação média dos hotéis será de 85% nos quatro dias do tradicional reinado de Momo. A expectativa é de um faturamento 20% menor do que em 2020, quando a festa movimentou 4 bilhões reais na economia da cidade. O setor espera recuperar as perdas em abril, com a realização dos desfiles no Sambódromo.
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“Diante da situação sanitária na cidade, a decisão da prefeitura de adiar os desfiles foi acertada. E vamos ter uma boa ocupação e cidade cheia nas duas datas, o que é fundamental para a recuperação do Rio”, diz o presidente-executivo do Rio CVB, Carlos Werneck.
Segundo o levantamento, hotéis, bares e restaurantes estão investindo em eventos privados, seguindo os protocolos sanitários vigentes, para atrair o público, majoritariamente de turistas domésticos. O fluxo de estrangeiros tem aumentado nos últimos meses e deve representar apenas de 10% a 15% dos turistas no Carnaval. Antes da pandemia, eles respondiam por 30% do total neste período.
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“O feriado vai atrair muitos visitantes, mas é um consumo diferente do Carnaval tradicionalmente realizado no Rio. Será um movimento mais próximo de um feriado prolongado. Já é ótimo para a cidade, que precisa recuperar as receitas com o turismo, fortemente impactadas pela pandemia”, completa Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB.