Continua após publicidade

Empresas serão penalizadas primeiro, diz Pezão sobre crise hídrica

Situação dos reservatórios que abastecem o Rio foi debatida hoje em reunião em Brasília

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 12h25 - Publicado em 28 jan 2015, 16h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  

    Após reunião com a presidente Dilma Rousseff para tratar da crise hídrica, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse nesta quarta-feira, 28, que não pensa em rodízio, racionamento de água nem em sobretaxa por agora. De acordo com o governador, a prioridade do governo do Rio de Janeiro é garantir o abastecimento humano.

    “Se for alguém penalizado, vão ser as empresas primeiro”, disse Pezão. “Nossa prioridade é o abastecimento humano. Não queremos prejuízo de ninguém. Agora, se for alguém penalizado, vão ser as empresas primeiro, não o abastecimento humano, que dá para gente garantir por um bom tempo ainda.”

    Pezão reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff e os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) para tratar do tema.

    Estoques em baixa

    Se não chover o suficiente para encher parte dos reservatórios, os 2,95 trilhões de litros acumulados nas reservas técnicas das quatro represas que abastecem a região metropolitana do Rio de Janeiro só duram até outubro, avaliam técnicos do setor hídrico ouvidos pela reportagem.

    Continua após a publicidade

    Na segunda-feira (26), depois que o segundo reservatório da bacia do Rio Paraíba do Sul atingiu o volume morto, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou, em nota oficial, que “o mesmo deve ocorrer nos próximos dias nos demais reservatórios”. Essas duas represas, de Jaguari e Funil, operavam nesta terça-feira com apenas 1,72% e 3,77% da capacidade do volume útil, respectivamente (com Estadão Conteúdo). 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.