Como vai funcionar sistema da PM para localizar crianças no Carnaval
A corporação orienta que pais e responsáveis cadastrem previamente dados e fotos dos pequenos no app 190

Atenção, pais, mães e responsáveis de minifoliões.
A Polícia Militar desenvolveu uma funcionalidade no aplicativo 190RJ para ajudar a localizar crianças e adolescentes perdidos no Carnaval.
+ Os bailinhos de Carnaval para animar a molecada
Basta preencher um formulário disponível no app, inserindo previamente dados e fotos das crianças que vão acompanhar os responsáveis nos blocos na seção “familiares”.
Assim, caso o menor de idade desapareça, ele poderá ser localizado facilmente pelos agentes.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
As informações serão enviadas para o banco de dados da PM e processadas pelo sistema de reconhecimento facial, que tem 150 câmeras espalhadas pela cidade, na orla e nas áreas de desfile de blocos.
Segundo o governo do Estado, o novo serviço faz parte dos mais de 4 bilhões de reais de investimentos em segurança pública e passará a ser utilizado também depois do Carnaval, em praias, shows, estádios e grandes eventos.
+ Mudanças na Sapucaí têm o objetivo de profissionalizar o espetáculo
Em caso de desaparecimento, basta selecionar o perfil da criança no aplicativo e clicar em “Gerar alerta de desaparecido”. Um policial militar mais próximo ao local do desaparecimento é acionado pela equipe do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e inicia as buscas com o apoio das câmeras de monitoramento. O agente também recebe os dados do responsável cadastrado para entrar em contato quando conseguir localizar a pessoa cadastrada.
O esquema de segurança para o Carnaval do Rio contará com 26 000 agentes, entre policiais militares, civis, agentes do Segurança Presente e bombeiros. Além disso, serão utilizados drones e a rede de videomonitoramento.