A Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou, nesta terça (15), a campanha mundial O Futuro que Queremos. O objetivo da instituição é mobilizar a população em torno da Rio+20, conferência sobre o desenvolvimento sustentável que acontece na cidade entre os dias 13 e 22 de junho. Para divulgá-la, a instituição criou vídeos com a participação de anônimos e famosos, que abriram mão de cobrar cachê. Entre eles, o ex-jogador Ronaldo, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho, o artista plástico Vik Muniz e o arquiteto Oscar Niemeyer.
A ONU pede que os internautas mandem vídeos, fotos e mensagens sobre o que esperam para o planeta nos próximos anos para o site www.ofuturoquenosqueremos.org.br. Como mote, a campanha usa o slogan “eu sou nós”, em que fala da importância de se unir esforços individuais para melhorar a coletividade. Criada pela agência Ogilvy, que também abriu mão de cobrar os custos, será vinculada de forma voluntária por TVs, revistas, jornais e rádios.
. Confira o vídeo criado pelo artista plástico Vik Muniz no YouTube.
Outra novidade é a criação do site Agenda Total (www.agendatotal.org ). Seu conteúdo será criado por representantes da sociedade civil, governos e a ONU, e terá toda a programação de eventos que vai acontecer no Rio durante a conferência.