Os livros de papel continuam sendo preferência entre os amantes da leitura. Mas com a chegada da era digital, muita gente tem preferido tablets, e-readers e até textos online. Mais prático e portátil, a leitura pode ser feita em qualquer lugar, sem a necessidade de se carregar sempre um volume que muitas vezes pesa na bolsa.
+ Aposta dos donos da Sextante, Jardim Secreto vira fenômeno editorial
+ Um roteiro de lugares para quem é apaixonado por literatura no Rio.
Nem todo mundo sabe, mas não é preciso comprar esses livros digitais ou baixá-los de forma pirata. Diversos sites disponibilizam inúmeras obras nacionais e internacionais de forma gratuita e legal. Confira as dicas abaixo e boa viagem!
O belo prédio na Avenida Rio Branco vale a visita para conhecer seu interior. Mas para quem não pode ir até lá, a Fundação disponibiliza mais de 880 mil documentos online com um detalhado campo para pesquisa.
2. Open Library
O site tem um vasto acervo com mais de um milhão de livros gratuitos em diversas línguas, incluindo autores brasileiros clássicos como Machado de Assis, Monteiro Lobato e José de Alencar. Você escolhe a obra e clica no ícone, podendo escolher como ler (pdf, web e ePub), com o máximo de cinco títulos a cada duas semanas.
+ Angela Adnet realiza leituras dramatizadas em asilos e hospitais
3. Universia
O grande portal de educação oferece mais de dois mil livros gratuitos de autores nacionais e internacionais além de indicações de outros lugares onde é possível fazer downloads. Há obras de escritores como Franz Kafka e Euclides da Cunha.
O site do governo federal tem como objetivo divulgar obras literárias, músicas e artigos científicos que sejam de domínio público. Tudo catalogado pelo formato (vídeo, imagem, texto ou som) e por categorias. Mais de 15 línguas estão disponíveis e mais de dois mil títulos em português.
O portal do Ministério da Educação disponibiliza a obra completa, dividido em categorias como crônicas, poesias, peças de teatro e romances. Em versões pdf ou para ler no site.
São mais de 30 mil livros em dois formatos: epub ou kindle. São 16 línguas com mais de 50 títulos (incluindo português) e mais de 40 com pelo menos uma obra.
Catorze obras do escritor brasileiro estão disponíveis para download no site do museu dedicado ao pai do romance brasileiro. São livros como os clássicos O Guarani e Senhora.
O site não é simples e deixou de ser atualizado. Mas é possível usar o menu no topo para escolher entre autores nacionais e internacionais.
9. Saraiva
A rede de livrarias disponibiliza 250 livros para download gratuito. É necessário apenas fazer um cadastro prévio e baixar o aplicativo próprio que lê os arquivos.
10. Brasiliana
A biblioteca da USP oferece mais de três mil títulos ligados à história do Brasil, de literatura a periódicos. É possível ler pelo site ou fazer download.
11. Wikisource
Uma grande biblioteca colaborativa da Wikipedia com textos literários e científicos de domínio público ou sob uma licença especial que permite o compartilhamento. É possível pesquisar por país, períodos literários e gêneros.
12. Biblioteca Digital Mundial
Como o nome indica, reúne publicações disponíveis no mundo todo. A especialidade são documentos históricos, mas o acervo geral conta com mais de onze mil documentos sobre 193 países a partir do ano 1.200 Antes de Cristo.