SOBE
Conhecimento. Reduto de excelência acadêmica, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Jardim Botânico, vai crescer. O projeto de expansão, com quatro novos pavilhões integrados à natureza, ganhou prêmio internacional de sustentabilidade e deve ficar pronto em três anos.
Empreendedorismo. Com dotação orçamentária de 36 milhões de reais, a prefeitura abriu no último dia 7 o cadastramento para o programa Auxílio Empresa Carioca, voltado para micros e pequenos negócios impactados pela pandemia.
MPB. Em meio a tanta notícia triste, dois artistas de primeira linha da nova música brasileira lançaram discos: Juliana Linhares, da banda Pietá, apresenta Nordeste Ficção, enquanto Pedro Miranda, cria da saudosa Lapa, mostra o álbum Da Gávea para o Mundo.
DESCE
Festas Clandestinas. Rave em Vargem Grande, pool party na Taquara e baile no Parque União, no Complexo da Maré, foram alguns dos festejos insanos interrompidos pelas forças de ordem pública desde o fim de março, enquanto a cidade passava por novas restrições para conter o avanço dos casos de Covid-19.
Cais do Valongo. Patrimônio Mundial da Unesco, o sítio arqueológico na Zona Portuária, marco da história da escravidão no Brasil, amanheceu alagado no dia 5 de abril, segunda-feira. Não é a primeira vez que acontece.
Saneamento. De acordo com o ranking anual publicado pelo Instituto Trata Brasil, o Rio de Janeiro ocupa um medíocre 43º lugar na lista das 100 maiores cidades do país, segundo indicadores de acesso a água potável, coleta e tratamento dos esgotos. Alguém aí disse geosmina?