Frente a uma grave crise financeira, a Sociedade União Internacional dos Animais (Suipa) vai promover uma caminhada em Copacabana, no próximo domingo (22), para receber doações e pedir a anistia das dívidas, que ultrapassam R$ 54 milhões.
+ Prédio erguido em área de proteção ambiental em Botafogo é demolido
A concentração da ‘Cãominhada’ será às 10h, em frente ao Copacabana Palace. Por lá, será montada uma barraca para receber ração e medicamentos para os mais de 2 000 animais abrigados pela ONG.
Criada há 78 anos para acolher animais desamparados no Rio, a Suipa anunciou no início de agosto a possibilidade de fechar as portas e recorreu ao apoio da Comissão de Saúde Animal da Câmara dos Vereadores.
+ Covid-19: novo posto de vacinação é inaugurado no Palácio Tiradentes
A situação da Suipa se agrava desde a década de 1990, quando o governo federal retirou os títulos de Utilidade Pública Federal e de entidade filantrópica da ONG.
A medida teria gerado um número maior de encargos para a instituição. Soma-se a isso a crise econômica. Em 2010, a Suipa tinha 14 000 associados, e hoje possui 6 000.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
De acordo com o presidente da ONG , Marcelo Matos, o índice de pessoas interessadas em ajudar os animais desassistidos cresceu desde o início do mês, no entanto, o funcionamento da instituição segue comprometido sem o apoio financeiro do governo.
“A obrigação constitucional é do poder público, mas quem cuida dos animais abandonados nas ruas são as ONGs de proteção animal, como a Suipa. Sem o nosso trabalho haveria muito mais animais nas ruas”, diz Matos.