Após dois anos, o maior campeonato de surfe do mundo, o Championship Tour, retorna à Região dos Lagos do Rio para sua oitava etapa. A partir desta quinta (23), o Oi Rio Pro apresentado por Corona ocupará 3.200 metros quadrados de área construída na praia de Itaúna, em Saquarema, conhecida como a capital nacional do surfe. A competição vai até o dia 30 de junho e conta com grandes nomes brasileiros do esporte como Gabriel Medina, tricampeão mundial (2014/18 e 2021); Ítalo Ferreira, campeão mundial (2019) e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio; e Filipe Toledo, vice-campeão mundial (2021) e líder no ranking mundial da temporada de 2022.
+ ONGs cariocas estão em dificuldades por queda nas doações de alimentos
O evento de grande estrutura conta com mais de 300 profissionais envolvidos, entre staffs da World Surf League (Liga Mundial de Surfe), médico, produção, limpeza, manutenção, seguranças e outros. Para a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, sediar o campeonato mundial consolida o município na rota do turismo global esportivo e contribui para o reaquecimento a economia da região.
“Em 2019, o Mundial reuniu cerca de 40.000 pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna. São milhares de moradores e turistas movimentando nossa cidade, estimulando a economia, gerando emprego e renda em muitos setores e, ainda, temos a oportunidade de mostrar todas as belezas do nosso município para o mundo inteiro”, afirma a prefeita. Na edição anterior, a rede hoteleira da cidade registrou 100%. de ocupação.
Além das performances dos surfistas, a etapa promete outras atrações para o público. Um deles é o espaço Beach Gourmet, que terá restaurantes com culinárias de diferentes países que também sediam outras etapas do CT: Austrália, Portugal, Havaí, Estados Unidos, Indonésia e Taiti. Produtos oficiais também serão vendidos na loja WSL Store, que terá com cerca de 50 tipos de produtos, como camisetas, moletons, lycras de competição, e outros.
Uma preocupação do evento será o cuidado com o meio ambiente local, por meio de ações de preservação. Haverá o plantio de mudas de exemplares da vegetação nativa da região, atividades de educação ambiental para as escolas, além da instalação de uma usina para a separação dos resíduos gerados durante o evento.
A competição terá transmissão ao vivo pelas plataformas da WSL e pelas multiplataformas da Globo. Ao todo, o Championship Tour – CT 2022 cumprirá onze etapas, inclindo a WSL Finals. Após o Rio, o campeonato mundial segue para Jeffreys Bay, na África do Sul, de 12 a 21 de julho; para Teahupoo, no Tahiti, de 11 a 21 de agosto; e chega à final em Trestles, na Califórnia, entre os dias 8 e 16 de setembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui