O Tribunal de Justiça do Rio criou um sistema que permite acelerar a resolução de conflitos que envolvam relações de consumo. Chamada de Câmara Privada de Mediação On-Line, a plataforma, que começa a funcionar na primeira semana de setembro, permite que clientes insatisfeitos registrem suas reclamações num portal. Funciona da seguinte forma: a empresa é notificada, e a audiência de conciliação é feita por videoconferência, sem que seja necessário ir até o fórum.
Neste primeiro momento, o serviço vai funcionar para ações em Caxias, Santa Cruz e Barra.
Para proceder, os interessados têm de entrar no site https://www.juster.com.br e preencher um formulário com dados pessoais e a reclamação. Daí tem início uma negociação entre o autor e um representante da empresa. Se não houver acordo, um mediador entra para mediar o conflito.
Entre os objetivos está a rápida resolução dos problemas, que nos juizados pode levar até oito meses, além de reduzir em cerca de 70% o número de processos nas varas cíveis e especiais, que recebem mais de um milhão de ações por ano relativas ao direito do consumidor.