Contra roubos, prefeitura troca cabos de cobre da Linha Vermelha
Serão substituídos 8 mil quilômetros de cabos de cobre por alumínio. Equipes foram enviadas 290 vezes no primeiro semestre do ano para reparos por furtos
Diante dos casos constantes de roubo, a Rioluz pretende substituir 8.000 quilômetros de cabos de cobre por alumínio na Linha Vermelha durante o mês de julho. Será mais uma tentativa da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública para barrar os atos de vandalismo na via que liga o município do Rio à Baixada Fluminense. O alumínio possui menor valor comercial e pode custar até quatro vezes menos do que o cobre no mercado.
+ De “roupa nova”: como ficaram os Arcos da Lapa após revitalização
Apenas no primeiro semestre deste ano, equipes de manutenção foram enviadas 290 vezes ao local para fazer reparos causados pelos furtos. Segundo a prefeitura, as fiações passaram a entrar na mira de bandidos no início do ano, quando a Rioluz concretou as caixas de passagem de fios em alguns pontos da via expressa.
Desde então, os gastos com reparos de furtos na cidade mais que dobraram. De acordo com a SmartLuz, de maio para junho, o prejuízo saltou de R$ 250.000,00 para R$ 504.000,00. Foram roubados 29.000 metros de cabos e 111 luminárias de LED do sistema de iluminação pública neste período.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo um levantamento do setor de telecomunicações em 2021, o Rio é o terceiro lugar no ranking de estados que mais registram roubos de cabos e fios de cobre, somente atrás de São Paulo e Paraná.