Tubarão ameaçado de extinção é flagrado pela primeira vez em Ipanema
Primeiro registro do animal vivo perto da costa carioca foi feito por mergulhadores no último domingo (23)

Um registro inédito foi realizado no mar de Ipanema de um tubarão mako (Isurus oxyrinchus), uma espécie ameaçada de extinção, segundo órgãos como o ICMBio e a União Internacional para a Conservação da Natureza. O animal foi flagrado no último domingo (23), entre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras e a Praia de Ipanema, por mergulhadores da escola de mergulho Macau Dive. Foi o primeiro registro da espécie viva perto da costa da cidade.
O mako é bastante conhecido por sua velocidade, que pode chegar a 70km/h. Em publicação no Instagram, o Instituto Mar Urbano (IMU) reforçou que o tubarão é “um predador essencial para o equilíbrio marinho”. “Não é uma notícia para a gente ficar com medo, pra causar alarde, não. O Rio de Janeiro tem um histórico quase zero de incidência de tubarão. Ver esse animal aqui pra gente é motivo de muita alegria, um predador topo de cadeia, importantíssimo pro equilíbrio do ecossistema marinho”, ressaltou em vídeo o diretor do IMU, Ricardo Gomes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo especialistas, os riscos de incidentes com tubarões envolvendo humanos são muito baixos. Desde 1931, o Rio registrou somente sete casos de incidentes fatais. Já no mundo inteiro, a média anual é de 64 casos, segundo dados do Museu da Flórida. No último ano, o número ultrapassou um pouco essa média, chegando a 88 incidentes – quatro deles fatais.