Um casal pescava na última quinta (3) na Praia de Icaraí, em Niterói, quando foi surpreendido ao fisgar um pequeno tubarão. O momento da captura foi filmado e publicado nas redes sociais.
+ Geólogos do Rio vão trabalhar em desastre causado pela Braskem em Maceió
“Aí, galera, um tubarão. Cortou meu anzol, o safado. Eu avisei que estava cortando linha. Mas eu falei que a água tava gelada e não podia ser baiacu. Merece viver, não merece?”, disse o pescador, antes do animal ser devolvido ao mar. O tubarão ficou cerca de 1 minuto e meio fora da água.
O bicho da espécie Rhizoprionodon lalandii, conhecido como cação, é um animal de pequeno porte – que costuma medir por volta de 60, 70 centímetros – encontrado em águas costeiras e tropicais. Ele não oferece riscos aos banhistas.
Ao G1, o biólogo marinho do BioTecPesca da UFRJ e pesquisador do AquaRio Sérgio Ricardo Santos explicou que o animal deve ser um filhote de recém-nascido e que sua presença pode ser um indício de melhoria na qualidade da água. “Tubarões na Baía de Guanabara já foram muito mais comuns quando tínhamos a qualidade da água melhor. Ele ter aparecido pode ser um indício de que tenha entrado água na baía com melhor qualidade”, disse o biólogo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui