Continua após publicidade

Com o turismo do Rio em recuperação, grandes eventos fecham datas em 2023

Só a volta da Abav Expo, maior feira do setor na América Latina, promete gerar 36,2 milhões de dólares de receita para a cidade

Por Paula Autran
28 set 2022, 14h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Rio de Janeiro comemorou nesta terça (27) o Dia Mundial do Turismo em grande estilo. Embalado pela retomada após as perdas de dois anos de pandemia, o chamado trade turístico reuniu-se ontem no Copacabana Palace – a convite de Fecomércio RJ, com apoio das secretarias estadual e municipal de Turismo – para oficializar a chegada de um presentão: a volta da Abav Expo à cidade no ano que vem, justamente quando a feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens faz 50 anos. O maior evento do setor na América Latina ocorrerá de 27 a 29 de setembro de 2023, no Riocentro.

    + Mais de 500 mil turistas são esperados nesta temporada de cruzeiros no Rio

    “Esse retorno significa estar na vitrine do turismo e o resgate do nosso protagonismo nacional. É a reafirmação do nosso papel de destaque no cenário mundial”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. A expectativa é gerar 36,2 milhões de dólares de receita para a cidade durante a Abav Expo. E este é um eventos dos que já estão agendados para 2023. A cidade também vai receber Rio Matsuri, um dos maiores festivais de cultura japonesa do mundo; o Rio Open, de tênis; o Super Rio Expofood, evento mais tradicional do setor alimentício; a LAAD Defense & Security, de defesa e seguranla; a Web Summit, principal conferência de tecnologia do mundo; a segunda edição do TriboQ Pride Festival, com programação múltipla e gratuita em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+; e o Brasil Offshore Oil & Gas Exhibition, que é bienal.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) mostram que no 2º trimestre a economia da cidade teve crescimento de 1,6%, enquanto que o estado teve alta de 0,5%. O resultado foi puxado pelos serviços, especialmente na área de turismo. “Estamos muito satisfeitos com os números que apontam essa recuperação do setor. Esses dados mostram que nosso trabalho para captar novos eventos para a cidade está rendendo frutos”, festeja a diretora-executiva do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), Roberta Werner, acrescentando que em 2021 a fundação assinou um termo de cooperação técnica com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o intuito de levar o Rio para além dos eventos técnicos e científicos, tornando a cidade também palco de eventos esportivos: “Contamos hoje com um legado olímpico que é subutilizado e que merece ser mais explorado”. Neste sentido foi assinado um contrato de consultoria com a 2IS, empresa suíça de inteligência e pesquisa de negócios esportivos, para ajudar a alavancar este tipo de eventos por aqui.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.