Uerj fica sem luz após pane em subestação no campus Maracanã
Até o fim da manhã, não havia previsão de quando fornecimento seria reestabelecido
Uma falha por volta de 8h em uma subestação da Light deixou o campus Maracanã da Uerj sem luz na manhã desta quarta (28). Até o fim da manhã, a universidade não havia suspendido as aulas nem tinha previsão de quando o fornecimento de energia seria reestabelecido.
Nas primeiras horas de falta de luz na Uerj, a Light não sabia informar a razão exata do problema. Por conta dele, luzes de emergência foram acesas no prédio da instituição e a grande parte dos alunos do turno matinal optou por voltar para casa. O problema também afetou o bandejão, que não foi aberto para o almoço.
No último dia 17 de janeiro, professores da Uerj deram fim a uma greve iniciada em 3 de outubro. Com a medida, o calendário de aulas foi retomado no dia 22 do mesmo mês. Em 2017, o valor devido pelos cofres estaduais à Uerj beirava a R$ 350 milhões. A opção do governador Luiz Fernando Pezão foi priorizar a folha de pagamento da segurança e da educação, em detrimento da área de ciência e tecnologia – na qual está alocada a universidade. Os problemas de caixa da Uerj começaram em 2015, quando interrupções no repasse de verbas pelo governo do estado causaram o atraso no pagamento de servidores terceirizados.