A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ganhou pontos no THE World University Ranking 2024, respeitado ranking internacional, e manteve o posto de melhor universidade federal do Brasil. A Universidade de São Paulo (USP) segue como a líder entre as instituições de ensino em geral, seguida por outras duas instituições estaduais: Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
+ Achille Mbembe: “Tecnologia não pode reforçar racismo e violência”
Alcançando de novo o grupo das 601-800 melhores instituições de ensino superior do mundo, a instituição voltou ao seu nível de avaliação pré-pandêmico. Na edição 2020 e 2021, a UFRJ havia ficado entre as 801-1.000, e, em 2022 e 2023, entre as 1.001-1.200. Ao todo, 67 instituições brasileiras foram ranqueadas. As universidades federais do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina, respectivamente, também ganharam destaque no ranking.
A instituição agora está pareada com outras entidades internacionais como a Universidade do Alabama (Estados Unidos), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Córdoba (Espanha). O pódio da lista global, que chegou à 20ª edição, trouxe a Universidade de Oxford em primeiro lugar, seguida por Stanford, em segundo, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em terceiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O ranking avaliou cerca de 1.900 universidades de 108 países. Foram avaliados dezoito quesitos, em cinco categorias: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Internacionalização.