Entre as universidades federais brasileiras, a UFRJ ficou em primeiro lugar no ranking de desempenho da transparência em recursos públicos. A informação vem do Relatório Foco em Custos (RFC), elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, que apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal.
+ Prefeitura embarga construção no Joá, mas vizinhos dizem que obra continua
A instituição conquistou 7,257 pontos de 10 – uma performance acima do estudo anterior, em que a universidade somou 6,373 pontos. Na lista somente de instituições federais de ensino superior, a universidade ficou à frente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em segundo lugar, e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em terceiro.
Já entre todas as entidades do Governo Federal, a UFRJ foi avaliada na décima posição, seguida pela Indústria de Material Bélico (Imbel) e pelo Comando da Marinha. Quem lidera o ranking nacional é o Comando da Aeronáutica.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A pontuação é calculada com base nos critérios de regularidade (dois pontos), dispersão (um ponto), personalização (cinco pontos) e economicidade (dois pontos), que mensuram a qualidade da informação de custos. “O Relatório faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública”, afirma o Tesouro Nacional.