Continua após publicidade

Universidade do Mar vai ajudar a recuperar a Baía de Guanabara

A ideia é instalar um câmpus avançado em terra no Solar Del Rey e um no mar na Ilha de Brocoió, ambos no Arquipélago de Paquetá

Por Redação
18 Maio 2021, 12h17
ilha de brocoió
Ilha de Brocoió: visita técnica para instalar câmpus avançado da Universidade do Mar (Domingos Peixoto/Agência O Globo)
Continua após publicidade

Nesta segunda (17), representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil e de outros departamentos, a exemplo do Inea, realizaram uma vistoria técnica na Ilha de Brocoió e no imóvel tombado Solar del Rey, na Ilha de Paquetá. É que a Universidade do Mar prevê erguer ali nesse último um câmpus avançado em terra e um no mar na Ilha de Brocoió, ambos situados no Arquipélago de Paquetá.

+Covid-19: Rio regulariza aplicação da segunda dose da Coronavac

Do ponto de vista estratégico, o objetivo da Universidade do Mar é apoiar o processo de desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade ambiental do estado do Rio por meio da elaboração de um plano de recuperação ambiental integrada da Baía de Guanabara com metas a serem adotadas pelos órgãos públicos e empresas.

A Universidade do Mar tem por iniciativa apoiar uma inserção articulada do Brasil e do estado do Rio em diversas agendas internacionais, sobretudo ligadas à ONU. Até o momento, o projeto conta com o apoio institucional de mais de trinta departamentos e laboratórios de universidades públicas e privadas e outras instituições científicas, organizações da sociedade civil, entidades do setor pesqueiro e órgãos públicos.

+A arte de ser uma universidade e o caso da UFRJ

Entre os objetivos estão ainda promover o desenvolvimento das Ciências do Mar e da Economia do Mar (Economia Azul, ONU); projetos de monitoramento ambiental e de conservação da biodiversidade marinha como o boto-cinza (Sotalia fluviatilis), uma das espécies classificadas como ameaçadas de extinção, educação ambiental voltada à mentalidade marítima e costeira; apoio a projetos de extensão pesqueira e preservação do patrimônio histórico-cultural, além de cursos de pesquisa e extensão, capacitação de professores, etc.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.