Prefeitura convoca cariocas de 10 a 14 anos para se vacinar contra a dengue
Mais de 100 mil carioquinhas nesta faixa etária não completaram esquema vacinal; segunda dose está disponível para eles até o fim de janeiro

A prefeitura do Rio convoca pais de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade para levá-los às unidades municipais de saúde a fim de completar o esquema vacinal contra o vírus da dengue. Cerca de 100 mil carioquinhas nesta faixa etária tomaram a primeira dose do imunizante, mas não retornaram para a segunda. O vencimento da vacina em estoque está próximo e ficará disponível exclusivamente para eles até o dia 31 de janeiro. Após essa data, segundo a Secretaria municipal de Saúde, o imunizante passará a ser disponibilizado a outra faixa etária, a ser definida.
A imunização contra a dengue só se completa após a segunda aplicação. O ciclo completo evita agravamentos causados pelos quatro sorotipos da doença, como internações. Em 2024, foram aplicadas 155.756 doses da vacina na primeira etapa e 55.235 doses na segunda etapa da campanha. Para se vacinar, os responsáveis precisam levar seus filhos a um dos 238 postos de saúde da cidade, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação, que funciona diariamente das 8h às 22h.
+ IPTU 2025: guias já começaram a ser emitidas no Rio; saiba como pagar
Segundo a secretaria, no ano passado o município registrou 111 mil casos da doença, o maior número dos últimos 10 anos. A taxa de incidência foi de 1.756,21 casos a cada 100 mil habitantes. Além disso, a cidade teve 21 óbitos confirmados durante o ano.