Na manhã de domingo (13), quem passeava pela orla carioca conseguiu admirar a passagem de sete veleiros gigantes no mar. O desfile faz parte do Velas Latinoamerica 2022, evento náutico realizado a cada quatro anos que reúne sete países da América Latina. Neste ano, a travessia também marca o início das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, que será celebrado no dia 7 de setembro.
+ MAR terá entrada gratuita e exposição sobre Pixinguinha durante a Flup
Anfitrião da quarta edição do evento, o Brasil é representado pelo navio-veleiro Cisne Branco, que passou pelas praias da Barra da Tijuca, de São Conrado, do Leblon, de Ipanema e de Copacabana ao lado dos barcos Libertad e Bernardo Houssay (Argentina), Guayas (Equador), Unión (Peru), Capitán Miranda (Uruguai), e 20 de Julio (Colômbia). Somente o navio mexicano Cuauhtémoc não participa da etapa brasileira do evento.
Após o percurso, os navios atracaram do Píer Mauá. Até o sábado (19), o cais estará aberto para visitação gratuita, com inscrição pelo site do evento. O ingresso não inclui o acesso ao interior das embarcações. A temporada do evento no Brasil termina no próximo domingo (20), com um novo desfile de despedida.
Em março, será a vez dos barcos atracarem em Montevideo, no Uruguai. Ao longo de quatro meses, as navegações vão traçar uma rota pelos portos da Argentina, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, República Dominicana e Curaçao, até chegar ao México, no fim de junho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui