Continua após publicidade

História de glória: Velha Guarda da Portela se torna patrimônio cultural

Decreto foi publicado na terça (21) no Diário Oficial do Rio. Escola de samba centenária também é reconhecida como patrimônio cultural desde o fim de 2021

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 mar 2023, 19h31
Foto mostra Velha Guarda da Portela em cima de carro dourado na Sapucaí
Desfile na Sapucaí: Portela homenageou seu centenário e destacou sua Velha Guarda num dos carros (Ismar Ingber/Riotur)
Continua após publicidade

No ano em que a Portela celebra o seu centenário, a Velha Guarda da escola de samba foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. A decisão foi publicada na última terça (21) no Diário Oficial do município. O prefeito Eduardo Paes destacou no texto “a importância social, cultural e econômica” da azul e branca para a “preservação da memória e da história do samba e do carnaval carioca”.

+ Bom pra cachorro: bares e restaurantes do Rio ganham selo pet friendly

O decreto também ressalta “a necessidade de se reconhecer e contribuir com a preservação e perpetuação desses que são um dos principais atores responsáveis pelo tradicional carnaval carioca, pelo samba e pela cultura da Cidade do Rio de Janeiro”.

Compartilhe essa matéria via:

A agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira também foi reconhecida em dezembro de 2021 com o mesmo título de patrimônio cultural, por meio da Lei n° 9.505, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins, sancionada pelo governador Cláudio Castro.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Maior campeã do Carnaval carioca, com 22 títulos, a escola de samba levou para Avenida este ano o enredo “O azul que vem do infinito”, em homenagem aos seus 100 anos de história. O desfile, que começou com um emocionante e inédito espetáculo de drones e destacou a Velha Guarda numa das primeiras alas, enfrentou problemas técnicos e fez a escola ficar na décima colocação. Mesmo assim, a Portela conquistou o Estandarte de Ouro nas categorias de inovação, com os drones, e personalidade, com a ex-porta-bandeira Irene Silva.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.