O verão chegou com tudo: sensação térmica chega a 54°C no fim de semana
Cidade registrou maior temperatura da estação pelo terceiro dia seguido. Calor intenso continua nos próximos dias e temperatura máxima pode chegar a 40ºC
Após um início de janeiro chuvoso e com cara de inverno, o Rio voltou a experimentar o calor típico desta época do ano. Neste domingo (15), a cidade registrou pelo terceiro dia consecutivo a maior temperatura deste verão. Os termômetros do Sistema Alerta Rio marcaram 40,3°C, às 15h30, na estação Irajá. A sensação térmica no município foi além e chegou a 54°C, às 13h30, na região da Zona Norte.
+ É proibido: guardas municipais impedem prática de rapel no viaduto do Joá
As maiores temperaturas registradas anteriormente nas estações do Alerta Rio neste verão foram de 39,1°C, no dia 14 de janeiro, e 38°C, no dia 13. Já as maiores sensações térmicas chegaram a 51,1°C, no dia 14, e 47,3°C, no dia 12.
A influência de um novo posicionamento do sistema de alta pressão é o que tem deixado os dias mais quentes na cidade. “Isso faz com que tenhamos temperaturas altas, associadas à possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas ao fim do dia”, explica o meteorologista do Alerta Rio, Anselmo Pontes.
O sol forte e o calorão seguem acompanhando os cariocas nesta segunda (16). Há previsão de pancadas de chuva isoladas e rápidas no período da tarde. A temperatura máxima pode chegar a 40°C. Na terça (17), o céu ficará claro a parcialmente nublado e pode chover no fim da tarde e início da noite. A estimativa média de chuva é de até 5 mm para cada um desses dias.
Já entre quarta (18) e sexta (20), feriado municipal do Dia de São Sebastião, o tempo volta a ser influenciado por áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera. Podem ocorrer pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite, acompanhadas ou não de raios e rajadas de ventos. A estimativa média deverá ficar abaixo de 10 mm para cada um desses dias.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui