Numa rua próxima à badalada Pedra do Sal, tradicional reduto de samba do Rio, um grupo com dezenas de pessoas foi filmado fazendo o “passinho” ao som de Blank Space, um dos hits da norte-americana Taylor Swift. A coreografia seguindo o ritmo da canção pop, uma cena aparentemente comum no local, caiu no Tik Tok e viralizou nas redes, gerando discussões entre usuários.
+ Com temperatura acima dos 40 graus, Rio é a capital mais seca do país
Alguns frequentadores do local, situado na região conhecida como Pequena África, defendem que o ocorrido reflete um processo de “gentrificação” e “embranquecimento” na Zona Portuária, área que carrega um grande legado da história e cultura afro-brasileira. A gentrificação denomina um processo que valoriza certa região de uma cidade ou bairro, afastando moradores tradicionais para locais mais distantes e atraindo novos habitantes com maior poder aquisitivo.
“O que fizeram com a nossa pequena África?”, lamentou um perfil no X (antigo Twitter). “O Rio de Janeiro acabou! A Pequena África virou um lugar repleto de maldições e péssimos costumes. A cultura popular precisa recuperar o ambiente e torná-lo novamente a voz do samba”, comentou outro usuário.
“Precisamos falar sobre o processo de embranquecimento da Pedra do Sal, samba, pagode, rap &hip hop, charme em Madureira, eventos pretos como: Kilariô. Tendências estéticas/culturais”, citou um internauta, incluindo outros lugares do Rio na lista.
Já outros usuários acharam o debate exagerado em torno dessas questões, reforçando que a “raiz” do problema é muito mais profunda. “A rua dos botecos sempre tocou de tudo, inclusive um pagode antes do baile. Isso é papo de quem nem pisa/nunca pisou numa noite de Pedra do Sal”, escreveu um usuário. Uma das moças que aparece no vídeo também se pronunciou: “Fui surpreendida com o tanto de treta desnecessária que isso gerou. Enquanto vocês acharem que gentrificação é sobre dançar Taylor Swift e não sobre um projeto econômico, não vamos evoluir pra lugar nenhum”, publicou.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui