Após uma baleia da espécie bryde ficar presa em meio às rochas da Praia Grande, em Arraial do Cabo, pescadores, banhistas e bombeiros locais se uniram em uma força-tarefa para salvar o animal. O complexo resgate ocorreu na manhã desta segunda (26) e foi gravado por meio de um drone.
+ Mais calçadas, menos carros: a proposta do BNDES para o Reviver Centro
As imagens impactantes do salvamento são do dronemaker Marcelo Gah, da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Funtec Ambiental), que monitora a fauna marinha da região. No vídeo, a baleia aparece já ferida e se debatendo para se desprender dos rochões, enquanto a equipe tenta fazer o animal retornar o mar aberto, com o uso de técnicas de pesca.
“Embora tenha sofrido ferimentos significativos, permanece a esperança na recuperação deste resistente animal. Contudo, pedimos às cidades vizinhas e banhistas que fiquem atentos à animais feridos, reportando imediatamente às autoridades competentes”, reforçou a Funtec Ambiental em texto publicado nas redes sociais.
Apesar do desfecho positivo do incidente, a fundação alerta sobre a importância dos banhistas buscarem apoio de profissionais capacitados ao avistarem animais encalhados na orla. “E evite se aproximar, ao tentar ajudar o animal pode se levar mais riscos a ambos”, afirma a Funtec.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A instituição também destaca que as baleias da espécie costumam buscar a costa de Arraial do Cabo para se alimentar e se reproduzir. A presença dos animais é comum no verão, especialmente na época de lula.