A triste realidade da pandemia trouxe a tona uma série de informações que, na maioria das vezes, são traduzidas na forma de números, estatísticas e gráficos. Por trás desses dados, porém, existem milhares de histórias que não estão sendo contadas.
Rogério Oliveira, empreendedor na área social há mais de dez anos, achou que não seria justo que as memórias dessas pessoas fossem resumidas dessa forma e teve a ideia de criar o projeto “Os Inumeráveis”, em parceria com o artista Edson Pavani. “Cada vida é um universo”, disse ele a VEJA RIO.
Para assinar Veja Rio clique aqui
Criado há pouco mais de uma semana, a ação tem como objetivo reunir depoimentos de familiares e amigos das vítimas através do site do projeto. Desde então, já são mais de 400 textos que contam as histórias das pessoas que faleceram por conta da covid-19.
O empreendedor também revela a intenção de levar o memorial para um espaço físico em 2021. “Gostaríamos que fosse um lugar muito arejado, com árvores. Muitas famílias relatam sobre a falta de ar que seus entes queridos sofreram. Queremos que seja um lugar que nunca falte isso”, explicou Rogério.
Ele, felizmente, não teve contato próximo com a doença, não perdeu amigos, e também não teve nenhum sintoma. Mas a frase que abre o site do projeto deixa claro como Rogério enxerga o sofrimento de quem, infelizmente, precisou passar pela pior parte da pandemia: “Não é só um numero”.
+Coronavírus: Prefeitura do Rio expande o lockdown parcial
Para quem deseja registrar um depoimento no site, basta acessar a página do projeto na internet e informar nome, idade e uma pequena descrição sobre a pessoa que gostaria de incluir no memorial virtual.