Em tempos de problemas generalizados no transporte público da cidade, o VLT Carioca é um ponto fora da curva: 88% dos usuários avaliam o meio de transporte de forma positiva (bom ou muito bom), segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada por Ancelmo Góis, em sua coluna no jornal O Globo. A análise mostra também que a grande maioria (77%) usa o VLT para deslocamentos de trabalho nos dias úteis e até 52% realizam viagens de lazer nos fins de semana.
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Ainda de acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados se sentiram seguros em utilizar o VLT durante a pandemia com as ações de prevenção à Covid-19 adotadas no período. Foram entrevistados 1.059 usuários durante a operação das linhas 1, 2 e 3.
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Contando com três linhas e 29 paradas, o VLT Carioca é a rede de veículos leves sobre trilhos que percorre o Centro e o Porto do Rio, conectando todas as demais redes de transporte metropolitano — metrô, trens, ônibus, barcas e teleférico — além de aeroporto, rodoviária e terminal de cruzeiros. A construção do VLT Carioca foi parte de um antigo projeto de revitalização da região central da cidade, que saiu do papel quando o Rio foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O projeto substituiu o Elevado da Perimetral pela Orla Conde, o boulevard à beira da Baía da Guanabara hoje rodeado por atrações culturais e turísticas, e que tem o VLT como principal meio de transporte. São 32 trens Alstom Citadis, com 44 metros de comprimento e capacidade para 420 passageiros.