O Corpo de Bombeiros do Rio ganhou um novo “cãopanheiro” em sua equipe. Após uma votação popular feita nas redes sociais da corporação, foi definido que o novo integrante canino será chamado Luke. O nome recebeu 39% dos votos, enquanto as alternativas Logan e Lord ganharam 36% e 25%, respectivamente.
+ Réveillon de Copacabana: desenhos vão iluminar céu durante queima de fogos
Com apenas quatro meses de vida, o filhote da raça braco alemão passará por cerca de um ano e meio de treinamento e adestramento para atuar nas operações de resgate dos Bombeiros. Depois desse período, ele poderá ajudar os agentes na busca de vítimas desaparecidas em matas e florestas, ou em deslizamentos de terra e desabamentos.
O animal foi apresentado pela primeira vez, ainda sem nome, no dia 7 de dezembro, durante a formatura da nova turma de condutores de busca, resgate e salvamento. Na mesma data, ocorreu a cerimônia de aposentadoria da cadela Lua, que participou de grandes operações, como a queda da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, o desabamento de prédios em Muzema, na Zona Oeste do Rio, e as chuvas de Petrópolis, neste ano. Em média, os cães do canil da corporação se aposentam aos oito anos.