Em abril deste ano, publiquei aqui no blog uma crônica sobre as simpáticas Rua Paula Frassinetti e Praça Doutor Del Vecchio, localizadas no bairro do Rio Comprido, zona norte da cidade. O lugar me encantou – não só a mim, mais a muitos leitores também, vide a audiência – por ser uma parte do Rio Comprido extremamente aprazível e organizado. Ou seja, em meio ao caos do Elevado do Túnel Rebouças e da soturna Avenida Paulo de Frontin, esse conjuntinho de ruas é um achado bucólico e contemplativo.
Eis que, agora, encontrei na página Jornais Antigos do Rio de Janeiro uma imagem retirada do JB de janeiro de 1940 mostrando o lançamento de um bairro residencial no próprio local visitado. A empreitada vinha com o nome de Parque São João de Loureiro, onde, veja só, anunciavam a venda de lotes nas recém-construídas ruas Citiso, Dipsis (que veio a se chamar Paula Frassinetti posteriormente) e Praça Del Vecchio:
ÁREA COMPLETAMENTE PLANA
Constrúa sua casa num bonito logar e respire um ar puro. Nas novas ruas DIPSIS, CITISO e Praça DEL VECCHIO, transversais à Rua do Bispo, cercada de matas, encontrá lotes magníficos para construções residenciais. GÁS ÁGUA, LUZ e ESGOTO, ONIBUS E BONDES A TODA O INSTANTE.
Informações e plantas: Rua Miguel Couto n. 32, 1º andar. Tel. 23-3604
O bairro hoje. Panorama da Praça Del Vecchio e da Rua Paula Frassinetti, projetada como Rua Dipsis, segundo o anúncio do JB de 1940.
Leia mais sobre a Praça Doutor Del Vecchio e a Rua Paula Frassinetti na crônica publicada em 10 de abril: https://goo.gl/KDQCu.
Acesse e curta a página do As Ruas do Rio no Facebook!
Para contato direto | asruasdorio.contato@gmail.com