Lua Crescente com Mercúrio Retrógrado – Ajustes mais do que necessários
A semana tem um clima de estica e puxa com Mercúrio pedindo revisão ao mesmo tempo em que Júpiter em Áries demanda velocidade
A Lua entrou em sua fase crescente ontem, domingo, em Leão. Signo de ritmo fixo, sempre brinco que ele carrega um palco dentro de si. Tem todas as características de um verdadeiro rei da selva, aquele que muitas vezes não precisa provar nada para ninguém porque o seu brilho (e a juba) já falam por si só. E, justamente por não estar tão acostumado a se provar, por vezes encontra dificuldades de lidar com mudanças bruscas ou tomar decisões sob pressão. Por conta disso, esta Lua Crescente que vem quadrando Urano, o senhor do futuro e se opondo a Saturno, o senhor do passado, vai exigir de nós força e flexibilidade para fazermos ajustes mais do que necessários. Conserta dali, refaz de cá, tudo no tempo do ritmo fixo, que não é rápido e prefere se mexer quando já olhou todos os ângulos e tem mais certeza do que precisa fazer.
É importante termos atenção aqui por dois motivos: amanhã, terça, Mercúrio começará a segunda de suas três retrogradações anuais, até o dia 02 de Junho, e Júpiter entra no signo de Áries e a sua energia amplificadora ganha em iniciativa e velocidade.
Começa aqui uma espécie de estica e puxa, enquanto Mercúrio pede que revisemos nosso trabalho e decisões anteriores, Júpiter quer cair dentro e acelerar os planos o mais rápido possível. É necessário ter cautela então, principalmente esta semana com a Lua tocando Urano e Saturno, como falei no começo. É muito normal sentirmos um certo atraso, a necessidade de mudar planos de última hora e um pouco de frustração não está descartada. Como você agora já sabe com antecedência, não vai ter um susto se você se pegar em uma situação que parecia perfeita, mas acaba exigindo mais esforço, planejamento e, principalmente, jogo de cintura do que você esperava.
Mercúrio retrógrado é aquilo: é chato mas não tem o poder de por tudo por terra. Por um lado é a chatice necessária para que possamos parar o ritmo insano e reavaliar o que vínhamos fazendo. E é exatamente assim que devemos pensar, uma vez que boa parte das próximas semanas ele passará em Touro, arrumando a casa e buscando mais recursos para tornar o nosso solo interno fértil para obter uma colheita saudável lá na frente. Em termos práticos, vamos lá: evite decisões transformadoras de vida, evite abrir empresas, assinar contratos duradouros (inclusive os conjugais), tente chegar mais cedo aos compromissos marcados, em caso de viagem, confira os bilhetes emitidos, se estão corretos. Empurrar as coisas e agir impulsivamente vai te custar o famoso retrabalho que Mercúrio retrógrado tanto adora jogar em cima da gente.
Ao mesmo tempo, Júpiter começa a sua passagem por Áries, onde o enxuto, o rápido e as centelhas ganham voz. Projetos pequenos ganham corpo e força para expandir a passos largos mas, com uma semana como esta, isso pode não ser sentido neste ritmo.
Na quarta é necessária atenção sobre as expectativas criadas ao longo dos últimos meses. A sua energia pode estar alta e potente, mas é importante que você busque clareza em todas as suas interações pra não se decepcionar depois ou incorrer em algum prejuízo. Como falei, o céu tem muitas energias dissonantes ao longo da semana e separar o joio do trigo será fundamental. Se você estiver com suas coisas em dia, a força de realização é grande, mas é bom antecipar os percalços no caminho.
Quinta-feira temos o dia mais calmo da semana com a Lua, agora em Libra, fazendo bons aspectos a Plutão, trazendo força, ao Mercúrio retrógrado e a Júpiter. Dia de respirar então. Falo isso principalmente porque segunda-feira que vem teremos um novo eclipse durante a Lua Cheia em Escorpião, dia 16. Visível no Brasil, o que implica em seus habitantes sentirem mais os seus efeitos, este eclipse vem quadrando Saturno, o que vai exigir moderação de nossa parte e a antecipação de obstáculos a serem ultrapassados. Isso vem de encontro ao movimento de Mercúrio retrógrado, então meu melhor conselho, por mais caótico que a sua situação possa estar, é relaxar. Abaixe a cabeça e trabalhe. Siga a sua rotina. Modere seus gastos, lembre-se que os eclipses até 2023 versam sobre nossos valores, principalmente os financeiros.
Não é bem uma sensação de estagnação, mas entenda que é o momento necessário para colocar a sua vida em perspectiva e tomar decisões mais conscientes daqui para frente. Chegar pra trás é sinal de maturidade e autocontrole. Bons ajustes e até semana que vem, um beijo