Sei bem que há muitos no limite, até aqueles que atravessaram o limiar da meia-noite para 2022 cheios de planos e sonhos, vislumbrando um ano novo cheio de metas e princípios, e agora podem estar se sentindo adoecidos e até culpados pela falta de iniciativa que o descanso exige. E é isso que peço a vocês esta semana: recebam a calma e a paciência de braços abertos, não lute. Não julgue aquele que não completou as tarefas com a disciplina necessária, você não sabe o que está se passando na vida dela(e), da mesma forma como no seu íntimo, você também pode estar mais lenta(o) ou em dúvida daquilo que era tão certo há algumas semanas.
E para os apressados filhos de Marte, que rege a Lua Crescente deste início de semana, que estão por aí cheios de gás, querendo abraçar o Sol, principalmente para essas pessoas eu peço um olhar mais reflexivo antes de pular para a nova etapa ou negócio. Para ter calma nas palavras que profere e nas atitudes impensadas. O céu desta semana, que para um desavisado parece correr, na verdade guarda alguns percalços aqui e ali. E para isso estou aqui.
A Lua cresceu no signo de Áries ontem, domingo. Sabemos que na fase crescente a gente mostra ao mundo a que veio, aproveita para se lançar, para se colocar em jogo. Áries, signo de fogo que marca fortes inícios, costuma ser muito ligeiro, espalhando intenções na rapidez de labaredas. Reflete a nossa vontade intrínseca de nascermos muitas vezes na mesma vida, de nos sentirmos fortes, preparados e dispostos a correr a distância que for rumo aos nossos objetivos. Esta qualidade que muito nos é útil também guarda um lado caótico: o de não saber parar. Parar porque a sensação de Áries é de estar sempre atrasado, de que é necessário se estar léguas a frente há muito tempo, principalmente muito tempo antes dos outros, e daí vem a noção competitiva atribuída a ele.
Por isso caros maratonistas Marcianos: mesmo que cada fibra do seu corpo esteja gritando para correr, eu peço para vocês refletirem antes. Calcularam a distância a ser percorrida? Tem certeza que está levando o equipamento correto? Atitudes impensadas neste momento podem custar mais do que apenas uma dor de cabeça, e isso já fica claro a partir de hoje mesmo, segunda, quando a Lua entra em Touro, um signo mão na massa, que gosta de tudo certinho e perde a paciência com a falta de organização, principalmente financeira. A Lua já nasce hoje em uma quadratura a Plutão, trazendo uma manhã intensa com previsão de aguaceiro em determinados planos. Calma.
A necessidade de cautela fica bem óbvia hoje e amanhã, porque Marte, que regeu a lua crescente, faz quadratura a Netuno na terça. Mas, como tem fama de ligeiro, seus efeitos normalmente acontecem antes do grau exato. Ou seja, desde hoje já é necessária cautela, um olhar mais abstrato e menos objetivo para as coisas. Aspectos tensos entre Marte e Netuno são sinônimos de enganos, ilusão e muita, muita treta.
O alento para dias tão confusos vem no sextil que o Sol faz a Netuno na madrugada de amanhã. É dele que vem o recado maior de que é necessário refletir e buscar a sua intuição no lugar de encarar tensões de forma impensada. Agora não é hora de arriscar, de bancar o general supremo ou líder. Reflita se é esta posição que você quer ocupar agora, se tem condições para isso, ou se está sendo movida(o) por um desejo egoico de não “ficar para trás” ou o hábito de se comparar aos outros. De novo, você não sabe o que o outro está passando e o mundo está cheio de cortinas de fumaça no momento. Pode tranquilamente ser uma ilusão.
Quarta você tem um espacinho até 4 da tarde para cumprir o mínimo possível, depois disso a Lua fica fora de curso e definitivamente qualquer iniciativa será desmarcada ou não ocorrerá conforme previsto.
Quinta a gente já começa a se preparar para o primeiro mercúrio retrógrado do ano, que começa oficialmente na sexta em Aquário e nos leva novamente a um estado de reflexão e reavaliação dos acontecimentos dos últimos meses. Pelas próximas três semanas ele irá nos conduzir a este passado recente para vermos onde vale insistir e o que precisa se adequar para prosperar. As recomendações são as mesmas de sempre: não abram empresas, não tomem decisões divisoras de água, não assinem contratos importantíssimos e terceirize tudo aquilo que o seu intelecto no momento está cansado demais para alcançar.
Por hora, reflita, tenha calma e descanse. Um beijo.