Lua Minguante em Câncer – o custo da paixão pelo poder
A semana da Lua Minguante pede introspecção, silêncio e cautela com paixões inflamadas
Tempo de se virar para dentro, olhar para as estruturas internas que construímos até aqui, lamber nossas feridas e nos congratularmos pelos dias vividos, sejam eles agradáveis ou difíceis. Agradecer.
Este é o chamado da Lua Minguante: potencializar a introversão, o silêncio, o encerramento.
O descanso que ela pede do público, para logo ali na frente surgir resplandecente, é o mesmo movimento que nosso corpo pede de quando em quando. Perfeitamente alinhados à natureza, sabemos qual o nosso momento de se recolher e olhar para o que e quem, está perto de nós. Um movimento natural e orgânico.
A Lua entra em sua fase minguante hoje, segunda-feira, no signo de Câncer. Câncer é o primeiro signo do elemento água, e representa, dentre outras coisas, as nossas conexões emocionais, nosso inconsciente, nossas memórias, nossa família. É certo que um pouco de nostalgia faz parte em uma Lua e uma semana que transbordam o sentir. E, se sentir ainda está pouco, fale sobre. O encerrar também significa esvaziar, e, se tem algo entalado aí na garganta ou na alma, a hora é de soltar.
Mas voltando aqui, hoje a Lua começa o dia apontando para Urano, o novo, o futuro, em bom aspecto. Isso quer dizer que, o lugar onde você está, seja ele literal, como sua casa, ou dentro de você, precisa de ar novo. Com suavidade, sem agressividade, encare o que precisa ser renovado, respirar e flua com isso. Câncer é água, ele flui, não briga, não impõe. No fim da tarde esta mesma Lua faz oposição a Plutão, aspecto tenso, intenso e de decisões. Plutão é 80 ou 80 e, mesmo em Temporada Libriana em que naturalmente ponderamos mais, para ele não tem isso não, é dá ou desce. Se você estava programando agir mas não sabia quando, o dia é hoje. Agir para resolver de vez para que você possa voltar a fluir e intuir. Um ótimo trígono do Sol a Marte ajuda na ação e ainda te confere traquejo ao falar. Aproveite a situação a seu favor, não contra você;
Terça-feira a Lua entra em Leão cedinho, e o palco interno está armado. Com o tom emocional da semana, Leão, signo que igualmente transborda, aumenta em vários decibéis o potencial criativo, fértil e apaixonado que aqui se dá. Contribuindo com isso temos esta mesma Lua em bom aspecto a Jupiter, que fica maior que a vida, e Vênus e Marte, eternos namorados na Mitologia, conversando téte a téte. No nível pessoal, vai abrir seus ouvidos e aumentar os seus sentidos para os assuntos afetivos, coisas que são tratadas na vida íntima, bem ao estilo Canceriano. A nível público, cuidado par que este seu discurso apaixonado não extrapole os limites do bom senso. O exagero e o drama são parte de Leão, Jupiter Vênus e Marte. No céu temos uma trama Shakespeariana, escolha bem o seu papel.
Quarta o volume e a intensidade sobem ainda mais um pouco, com o Sol fazendo quadratura a Plutão. Como falei há pouco, Plutão não quer saber de meio termo, ele é fervendo ou gelado, apaixonado ou indiferente e, quando surge em cena, abala estruturas. Falei na semana passada sobre evitarmos cair na armadilha que a cortina de fumaça mundial anda nossa alimentando e reforço o conselho aqui. Foque no seu, nos seus e naquilo que está sob seu controle e você não quer mais. Do contrário Putão irá lhe controlar e um teatro ensaiado é cilada perfeita para uma mente influenciada. Plutão não trata de boatos e fake news como Netuno faz, ele é vida real, coisas sérias, fatos sérios levados às últimas consequências. Pendure o chapéu e seja fiel a si mesmo(a).
Quinta-feira nos voltamos novamente para a área afetiva, onde Vênus faz quadratura a (adivinhou, Plutão!). Este aspecto inflama o nosso querer e o nosso desejo, e em Mapas Natais são indicadores de um padrão de relações muito intensas, senão obsessivas. Cuidado apenas para que hoje as suas interações não se transformem em uma guerra de poder. Mesmo a menor das conversas com o tom mais inofensivo pode esconder uma manipulação que, pouo a pouco, vai longe. Conselho? Joga a real e deixe a dança do acasalamento para o momento que lhe cabe, não antes.
Finalmente sexta-feira temos um respiro. Com a Lua em Virgem, é dia bom para coisas de ordem prática e rotineiras. Esta semana precede a Temporada Escorpiana, que começa no Domingo e é a mais intensa do ano. A Lua Minguante pede que poupemos energia e não é à toa. Proteja os seus limites, entenda quais são eles. Viver em sintonia com o céu é quase como um GPS da vida real. Palavra de quem navega.
Um beijo e até semana que vem