Lua Nova, razão e emoção – eis a questão
Mesmo com diversos abraços disponíveis, é necessário o equilíbrio no diálogo numa semana potencialmente explosiva
Feche os olhos agora e pense nas tardes depois da escola ou nos finais de semana em que passava com seus avós. Lembra daquele pão de queijo, do misto quente no meio da tarde, do bolo recém assado só para você? E agora lembra de quando você deitava a cabeça no colo de um deles para assistir qualquer besteira na televisão? E as intermináveis sessões de cafuné que faziam você embarcar naquele sono bem sonhado, na certeza de que ali, naquele lugar, havia muito amor e segurança.
Hoje essas lembranças te inspiram a repetir o mesmo com os seus filhos, sobrinhos, netos. É a memória afetiva do signo de Câncer tomando conta da energia do mês. Aquele tempo em que tudo tem sabor de lembrança, pão com manteiga quentinho, cuscuz, cocada, até o programa do Chacrinha (se você for do meu tempo). Há quanto tempo você não liga para alguém para dizer “estou aqui”, ou se permite ser vulnerável e dizer para alguém “me ajuda?”. O signo de Câncer nos coloca neste lugar de conexão emocional e emotiva. E a Temporada Canceriana tem muitos abraços para dar, dentre outras coisas mais…
Lua Nova, tempo de cópula, criação divina. Casamento de Sol e Lua que resulta em uma explosão de energia, criando tração para iniciar o mês (lembre-se que na Astrologia o mês começa a cada nova Lunação, ou seja, agora).
Como sempre falo (mas é sempre bom reiterar), cada sementinha plantada esta semana tem o poder de se transformar em uma colheita forte no futuro. Cuide então de plantá-las com amor. E como que a gente faz isso? Começando já por segunda-feira, quando a Lua ainda ocupa o território de Gêmeos, signo da palavra. Conversas são muito indicadas, necessárias até, em preparação para novos projetos e momentos importantes da vida. Além da Lua estar em Gêmeos, também faz bom aspecto a Mercúrio, pequeno Deus da comunicação, além de ativar o sextil entre Marte e Saturno. Marte em bom aspecto a Saturno dá respaldo a todas as nossas iniciativas, as provas necessárias que corroboram nossas intenções, a calma que toma conta quando sabemos do que estamos falando.
Terça a Lua entra em sua fase Nova à noite, mas desde a manhã já entrará no signo de Câncer e o ar muda do mental para o emocional. O Sol faz quadratura a Jupiter, que aumenta tudo o que toca, provocando uma dose exagerada de emoção que transborda além dos limites. Em uma relação afetiva bem cuidada, um colherão de sentimento por vezes é muito bem-vindo. Cuidado apenas com o que não diz respeito a essa área da sua vida, porque ações carregadas de impulso emocional a longo prazo não surtem o efeito desejado. É importante dizer o que pensa? Claro que sim, mas aplicar a via negativa de Câncer, que passa pela manipulação, não é nem de longe o bom caminho a trilhar.
Mas, como nem tudo é exagero nem saco sem fundo, na quarta-feira Vênus, planeta do amor, das relações e da prosperidade, faz um aspecto a esse mesmo Júpiter exagerado, aspecto bom diga-se de passagem, ou seja, dá pra falar com coisas com mais equilíbrio e cuidado. Deixe então suas conversas emocionais para este dia que as coisas vão melhor. Ainda assim, é necessário cuidado nesta semana porque teremos um gatilho disparado. Um gatilho quente de conteúdo explosivo na forma de Marte quadrando Plutão. O aspecto só fica exato na sexta-feira, mas eu aviso antes, para você que lê a coluna logo no início da semana, porque Marte tem fama de ligeirinho, ou seja, aspectos tensos que o envolvem tendem a ocorrer antes do grau exato.
Sempre falo que, se Marte é a guerra, Plutão é o Armageddon. Não é para se apavorar com falas de fim do mundo, mas o caráter explosivo deste aspecto é inegável. Hora de usar toda a água do lado bom de Câncer, com seu carinho, cuidado e afeto para equilibrar aqueles momentos em que a gente só quer chutar o balde. Fica a dica
Um beijo e até semana que vem.