Ao longo dos últimos anos, Maria Ribeiro redigiu cartas para conhecidos (e desconhecidos), mas nunca as enviou. Agora, elas acabam de chegar às livrarias no livro Tudo o Que Eu Sempre Quis Dizer, Mas Só Consegui Escrevendo. São mais de oitenta destinatários como Paulo Betti e Caio Blat, seus ex-maridos, além de Freud, Neymar e Bruna Marquezine, um motorista de Uber e Winona Ryder (sim, a atriz americana). Tem até mensagem para seu superego e Fabio Assunção, escrita antes do início do namoro, que veio a público no mês passado, e também para o ex-presidente Lula. A seguir, alguns trechos:
A Lula: “Eu não sei você, mas ainda não me recuperei da forma como Dilma Rousseff deixou a Presidência. Podemos questionar sua capacidade de liderança (…), mas ela foi eleita para o cargo democraticamente, e não foram as pedaladas fiscais que a depuseram, assim como não será o tríplex que tirará Luiz Inácio Lula da Silva do páreo de 2018.”
A Fabio Assunção: “Fabio manja tudo de música clássica e acabou de rodar um documentário sobre samba de coco. Isso sem falar nos encontros que tem promovido para discutir a Cracolândia. Fabio é amor. Com as partes certas e as não tão certas.”
Ao superego: “Fazer uma faculdade. Desfilar pela Mocidade. Não gastar um terço do salário comprando roupa. Não achar que fazer novela da Record é pior do que na Globo. Deixar o Rivotril para emergências. Não depender de marido. Não mandar nudes com cabeça.”