Cientista político e professor de relações internacionais com formação também em filosofia, o paulistano Heni Ozi Cukier tem no currículo passagens pelo Conselho de Segurança da ONU. No dia 12, ele dará um workshop nada convencional a quem se interessar em pagar 200 reais pela palestra de três horas na Casa 10, no Joá. Cukier promete ensinar técnicas para alavancar o carisma que valem para a vida pessoal e profissional. “Trata-se de uma habilidade importante, porque confere poder sem o uso da força”, afirma. A seguir, algumas de suas dicas:
“Durante uma conversa, olhe nos olhos do interlocutor e cite o nome dele algumas vezes. O ser humano tem natureza egocêntrica, adora ouvir o próprio nome.”
“Medite para aplacar a ansiedade e se conhecer melhor. A meditação ajuda a evitar movimentos repetitivos, como o bater de pernas ou de mãos, que indicam nervosismo.”
“Estude o conceito de storytelling. Na era da informação, tem mais poder quem sabe construir e contar uma boa história.”
“Cruzar os braços, uma postura muito comum entre os homens, denota comportamento defensivo. Já as mulheres costumam estender a mão frouxa na hora do cumprimento, passando uma mensagem de fraqueza e insegurança.”
LEIA MAIS NA COLUNA BEIRA-MAR DA SEMANA:
+ Clarice Falcão fala sobre seu show de humor inédito na Netflix
+ Torta de chocolate ‘Lula’ gera discórdia no Bar Lagoa
+ Flávio Canto vai apresentar primeiro reality show de judô da televisão
+ Dermatologista defende rejuvenescimento íntimo: melhora libido