Aos 74 anos, faleceu, nesta terça (27), a cineasta e atriz Suzana de Moraes, mulher da cantora Adriana Calcanhotto e filha mais velha de Vinicius de Moraes (1915-1980). Suzana lutava contra um câncer no endométrio há mais de dois anos, e encontrava-se hospitalizada desde o dia 5 deste mês na Clínica São Vicente, na Gávea, onde morreu às 5h vítima de infecção respiratória em decorrência do tumor. Em nota oficial, Adriana afirmou: “Fui a mulher mais feliz do mundo nestes 26 anos em que estive com ela. Uma grande mulher, inteligente, engraçada, culta, amiga dos amigos, que teve uma vida extraordinária, e que viveu cada segundo como nunca mais. Morreu de mãos dadas comigo. Foi-se o amor da minha vida.”
A mais velha dos cinco filhos do Poetinha, Suzana foi fruto do casamento com a jornalista Tati de Moraes – o primeiro dos nove matrimônios do músico e poeta. Uma das principais responsáveis pelo espólio do pai, Suzana comandou as homenagens a ele em seu centenário, em 2013. Antes de se unir a Adriana, casou-se sete vezes, a primeira aos 19 anos de idade com Rodolfo, vinte anos mais velho, diplomata amigo de Vinicius e pai de seu filho Paulo. Sua última atuação foi no drama Perfume de Gardênia ( 1992). Como diretora, regeu os shows Adriana Partimpim Ao Vivo e Adriana Calcanhoto – Público. Produziu ainda o documentário Vinícius de Moraes – Quem pagará o Enterro e as Flores se eu me morrer de Amores.
O velório de Suzana acontece nesta terça (27) na Capela 3 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, a partir das 21h. A cerimônia de cremação será na quarta (28), às 17h, no Memorial do Carmo, no Caju.